segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Correndo atrás do prejuízo


Sem dúvida alguma, a corrida é uma das práticas esportivas que mais queima calorias. Para quem está decidido a emagrecer, essa é uma excelente opção para fazer as pazes com a balança sem passar (tanta) fome! Além disso, é um esporte bastante democrático: qualquer um pode correr! Tudo o que você precisa é um par de tênis e muita força de vontade!

Particularmente, eu já fui uma corredora. Iniciei a prática com um treinador, mas acabei machucando as costas e parei de treinar por alguns meses. E quem corre ou já correu, sabe: duas semanas já são o suficiente para parecer que você perdeu grande parte do seu condicionamento! Eu sinto que perdi tudo, me considero uma iniciante novamente!

Para quem quer começar a correr, alguns passos são muito importantes:

Agende uma consulta com seu médico: Especialmente se você for sedentário, ou estiver muito acima do peso!! Um médico poderá pedir exame de sangue e um eletrocardiograma, para avaliar a atividade e a resistência do seu coração em repouso e durante o esforço físico (na esteira ou na bicicleta), para verificar se você está apto a correr!

Compre um bom par de tênis: Apesar de ser um dos melhores esportes para queimar calorias, melhorar o condicionamento físico e transformar o corpo, a corrida também é uma das práticas que mais causa lesões físicas, especialmente nos joelhos! Por isso, não economize ao comprar um tênis para começar a prática. Experimente vários, verifique qual faz com que você se sinta mais confortável!

Procure um treinador: Se você tiver condições financeiras de arcar com esse custo. Um profissional saberá te orientar com perfeição, ajudando no conhecimento dos seus limites de seu corpo. Se você não puder pagar um instrutor, outra opção é procurar um grupo de corrida. Corredores mais experientes e com vários "quilômetros rodados" podem ser uma boa fonte de conselhos e dicas. Só tome cuidado para não levar tudo ao pé da letra!

Aqueça-se: É essencial fazer um aquecimento leve antes de começar a corrida! Nunca, jamais, saia correndo sem aquecer! Você vai acabar se machucando! Você pode optar por caminhar durante 10 minutos, ou fazer um trote leve, o que você achar mais adequado! O importante é não forçar seu corpo antes que ele esteja aquecido! Se estiver frio, você pode se aquecer dentro de casa subindo e descendo escadas, caminhando pela sala, fazendo polichinelos... Isso vai te dar mais coragem para sair lá fora!


Hidrate-se: Nunca, em hipótese alguma, esqueça a sua garrafa d'água!!! Hidratar-se é muito importante!! Se você tentar correr sem tomar água em intervalos regulares, logo vai começar a se sentir mal! Eu fico com dor de cabeça se não tomar água, e costumo tomar um pouco de 2 em 2 km, é a fórmula que funciona pra mim! Veja o que funciona pra você!

Não corra em jejum: É muito importante que qualquer atividade física não seja realizada de estômago vazio, especialmente a corrida! Cerca de uma hora antes de correr, você pode comer um sanduíche leve. Se você vai comer alguma coisa pouco antes de sair (como eu prefiro fazer), experimente bananas com aveia e mel, ou duas torradas integrais com mel. Comigo, esse último "cardápio" funciona! Me sinto disposta, e não pesa no estômago!


Altere o treino/o terreno: Quando eu estava no auge do meu condicionamento físico, treinava 3 vezes por semana. Uma subindo escadas, uma na areia, e uma na calçada! Se você puder, tente correr na grama (que causa menos impacto nas articulações) ou na areia (que força mais as pernas), mas fique atento ao que seu corpo diz! Se você estiver se sentindo mal, não discuta: pare!

Ouça música: Cada um tem sua preferência. Alguns corredores gostam de ouvir música, outros preferem ouvir o som ambiente. Se você gosta de música, como eu, provavelmente concorda que a música certa dá um gás e tanto! Minhas preferidas: Just Dance e Telephone, da Lady GaGa.

Alongue-se e use gelo: Quem já correu ou fez musculação "pela primeira vez" conhece bem a dorzinha chata que fica nos músculos depois, no caso da corrida, especialmente na panturrilha! Para diminuir a dor, alongue-se antes e depois da prática, e, ao chegar em casa, faça compressas de gelo. Eu coloco pedras de gelo dentro de um saco plástico, e passo nas pernas depois de correr. Faz uma ENORME diferença! Só tome cuidado para não deixar o gelo num mesmo lugar por tempo demais. Cinco minutos já é o suficiente!

Descanse: O descanso é tão importante quanto o treino! É nessa oportunidade que seus músculos vão se recuperar do esforço. A revista Runner's World aconselha alternar um dia de corrida com um dia de descanso!

Fica aqui uma tabela (essa, da primeira semana) publicada pela revista Runner's World do mês de Janeiro, para quem está começando a correr! Trata-se de um plano de oito semanas, correndo uma hora, três vezes por semana! Vou testá-la, e depois passo as minhas impressões!


Por fim, vídeos para inspiração!








Fonte: Revista Runner's World - Janeiro 2011
Imagens: YRunning
The Greener Grass
The Fitness Central

sábado, 1 de janeiro de 2011

Transformações

Ano novo, vida nova, e sempre muitas, muitas resoluções! Todos nós costumamos tomar inúmeras decisões sobre o que mudaremos no ano que se inicia, e uma das resoluções mais freqüentes é emagrecer.

Eu espero não só conseguir alcançar meu objetivo nesse ano, como também dar uma ajudinha àqueles que têm a mesma meta. Para nos dar um incentivo a mais, elenquei aqui algumas das maiores "transformações" do ano de 2010. E, ano que vem, seremos nós!

Jennifer Hudson


A atriz e cantora Jennifer Hudson ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2007, por sua atuação em Dreamgirls, quando ainda era gordinha. Depois de alguns anos, e um bebê, Jennifer entrou para o Vigilantes do Peso, e eliminou 27 quilos. Sua orientadora no programa de emagrecimento, Liz Josefsberg, afirma que ela temia os carboidratos. “Agora ela entende que não há comidas proibidas, contanto que as porções sejam controladas”.

Mas a mudança na alimentação não foi a única medida responsável pela silhueta esbelta da cantora. De acordo com seu personal Harley Pasternak, Jennifer pratica exercícios físicos cinco dias por semana. Além dessas medidas, a confiança em si mesma é essencial: “Confiança é tudo. Eu não deixo as pessoas imporem suas inseguranças em mim. Esse é o jeito que eu quero ter e o jeito que eu quero manter”, disse a atriz.

Kelly Osbourne


Desde a adolescência, a cantora Kelly Osbourne lutou contra a balança. Em dezembro 2010, porém, a moça foi capa da revista americana Shape mostrando sua nova silhueta após emagrecer 22 quilos. Kelly atribui seu sobrepeso à pressão da mídia, o que levou-a ao vício em remédios para emagrecer que a fez entrar e sair de clíncas de reabilitação três vezes. "Eu fui chamada de gorda e feia pela imprensa por quase toda a minha vida. Eu entendo que ser julgada pelos outros seja normal, mas isso quebrava meu coração e arruinava a minha auto-estima. Isso faz com que você se odeie de uma forma imensa. Eu ficava tão nervosa sobre as coisas que falavam de mim.", disse a cantora.

Kelly explicou que comia para descontar as emoções, e que mudou sua alimentação depois de sua participação no reality show Dancing with the stars. Atualmente com 50 quilos, a cantora que estava acostumada a comer salgadinhos e tomar refrigerante o dia todo aprendeu a escolher melhor o que coloca em seu prato. "Atualmente, quando estou satisfeita, paro de comer. Posso ter levado 26 anos para descobir isso, mas eu finalmente aprendi como fazer isso certo".

Sara Rue


A atriz Sara Rue, conhecida por sua participação em séries de TV como Less Than Perfect, Eastwick, The big bang theory e Two and a half men, sempre foi gordinha. Decidida a emagrecer, Sara aderiu à corrida e, seguindo uma dieta saudável, conseguiu eliminar 25 quilos.

Para manter a silhueta, Sara afirma que ainda fica muito atenta às calorias que consome e continua seguindo o plano de emagrecimento da treinadora Jenny Craig. A atriz esclarece, porém, que não pretende emagrecer ainda mais: “Gosto das minhas curvas. Sei que posso ser a representação de uma pessoa que não levou a dieta aos extremos”, diz Sara, feliz.

A moça declarou em uma entrevista ao canal E! que, depois de emagrecer, descobriu o prazer de fazer compras que, até então, ela não entendia. Recentemente, a atriz correu a meia-maratona de San Luis Obispo, que completou em 2 horas e 27 minutos. Agora, Sara foi convidada para apresentar um reality show sobre emagrecimento, chamado Shedding for the Wedding, onde dez casais acima do peso precisam competir entre si para ver qual consegue perder mais quilos. O ganhador leva a festa dos seus sonhos como prêmio.

-------------

Durante uma viagem que fiz em 2010, vi um outdoor com a seguinte frase: "Todo ano você diz que vai mudar. Então mude!" Acredito que a frase não poderia ser mais apropriada para esse post. Emagrecer não é fácil! Especialmente para nós, "mortais", que não podemos arcar com as despesas de nutricionistas, chefs especializados e personal trainers famosos, como fazem as celebridades.

Portanto, vamos aproveitar o primeiro fim de semana do ano para recarregar as baterias e nos enchermos de força de vontade e opinião para iniciar nossa própria "maratona" rumo ao corpo perfeito! Feliz 2011, e força a todos!!!