segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Correndo atrás do prejuízo


Sem dúvida alguma, a corrida é uma das práticas esportivas que mais queima calorias. Para quem está decidido a emagrecer, essa é uma excelente opção para fazer as pazes com a balança sem passar (tanta) fome! Além disso, é um esporte bastante democrático: qualquer um pode correr! Tudo o que você precisa é um par de tênis e muita força de vontade!

Particularmente, eu já fui uma corredora. Iniciei a prática com um treinador, mas acabei machucando as costas e parei de treinar por alguns meses. E quem corre ou já correu, sabe: duas semanas já são o suficiente para parecer que você perdeu grande parte do seu condicionamento! Eu sinto que perdi tudo, me considero uma iniciante novamente!

Para quem quer começar a correr, alguns passos são muito importantes:

Agende uma consulta com seu médico: Especialmente se você for sedentário, ou estiver muito acima do peso!! Um médico poderá pedir exame de sangue e um eletrocardiograma, para avaliar a atividade e a resistência do seu coração em repouso e durante o esforço físico (na esteira ou na bicicleta), para verificar se você está apto a correr!

Compre um bom par de tênis: Apesar de ser um dos melhores esportes para queimar calorias, melhorar o condicionamento físico e transformar o corpo, a corrida também é uma das práticas que mais causa lesões físicas, especialmente nos joelhos! Por isso, não economize ao comprar um tênis para começar a prática. Experimente vários, verifique qual faz com que você se sinta mais confortável!

Procure um treinador: Se você tiver condições financeiras de arcar com esse custo. Um profissional saberá te orientar com perfeição, ajudando no conhecimento dos seus limites de seu corpo. Se você não puder pagar um instrutor, outra opção é procurar um grupo de corrida. Corredores mais experientes e com vários "quilômetros rodados" podem ser uma boa fonte de conselhos e dicas. Só tome cuidado para não levar tudo ao pé da letra!

Aqueça-se: É essencial fazer um aquecimento leve antes de começar a corrida! Nunca, jamais, saia correndo sem aquecer! Você vai acabar se machucando! Você pode optar por caminhar durante 10 minutos, ou fazer um trote leve, o que você achar mais adequado! O importante é não forçar seu corpo antes que ele esteja aquecido! Se estiver frio, você pode se aquecer dentro de casa subindo e descendo escadas, caminhando pela sala, fazendo polichinelos... Isso vai te dar mais coragem para sair lá fora!


Hidrate-se: Nunca, em hipótese alguma, esqueça a sua garrafa d'água!!! Hidratar-se é muito importante!! Se você tentar correr sem tomar água em intervalos regulares, logo vai começar a se sentir mal! Eu fico com dor de cabeça se não tomar água, e costumo tomar um pouco de 2 em 2 km, é a fórmula que funciona pra mim! Veja o que funciona pra você!

Não corra em jejum: É muito importante que qualquer atividade física não seja realizada de estômago vazio, especialmente a corrida! Cerca de uma hora antes de correr, você pode comer um sanduíche leve. Se você vai comer alguma coisa pouco antes de sair (como eu prefiro fazer), experimente bananas com aveia e mel, ou duas torradas integrais com mel. Comigo, esse último "cardápio" funciona! Me sinto disposta, e não pesa no estômago!


Altere o treino/o terreno: Quando eu estava no auge do meu condicionamento físico, treinava 3 vezes por semana. Uma subindo escadas, uma na areia, e uma na calçada! Se você puder, tente correr na grama (que causa menos impacto nas articulações) ou na areia (que força mais as pernas), mas fique atento ao que seu corpo diz! Se você estiver se sentindo mal, não discuta: pare!

Ouça música: Cada um tem sua preferência. Alguns corredores gostam de ouvir música, outros preferem ouvir o som ambiente. Se você gosta de música, como eu, provavelmente concorda que a música certa dá um gás e tanto! Minhas preferidas: Just Dance e Telephone, da Lady GaGa.

Alongue-se e use gelo: Quem já correu ou fez musculação "pela primeira vez" conhece bem a dorzinha chata que fica nos músculos depois, no caso da corrida, especialmente na panturrilha! Para diminuir a dor, alongue-se antes e depois da prática, e, ao chegar em casa, faça compressas de gelo. Eu coloco pedras de gelo dentro de um saco plástico, e passo nas pernas depois de correr. Faz uma ENORME diferença! Só tome cuidado para não deixar o gelo num mesmo lugar por tempo demais. Cinco minutos já é o suficiente!

Descanse: O descanso é tão importante quanto o treino! É nessa oportunidade que seus músculos vão se recuperar do esforço. A revista Runner's World aconselha alternar um dia de corrida com um dia de descanso!

Fica aqui uma tabela (essa, da primeira semana) publicada pela revista Runner's World do mês de Janeiro, para quem está começando a correr! Trata-se de um plano de oito semanas, correndo uma hora, três vezes por semana! Vou testá-la, e depois passo as minhas impressões!


Por fim, vídeos para inspiração!








Fonte: Revista Runner's World - Janeiro 2011
Imagens: YRunning
The Greener Grass
The Fitness Central

3 comentários:

  1. ai, ai...
    sorry quel, mas se tem uma coisa q eu DETESTO é correr
    hahahahahha
    queria ate gostar, mas... nao da! sou mole! =P
    mas admiro mto quem consegue e faz disso uma rotina!
    o mario ta correndo 10km umas 3x por semana!
    ah, eu adoro essa propaganda da olympicus! =)
    =****** amigaaaa
    e parabens, pq vc consegue correr! \o/

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel! tudo bem? Achei legal o seu blog, e esse tema, pois adoro correr. Comecei há quase 1 ano, e nao parei mais. Vicia!!! Melhor coisa pra quem quer perder um bom peso, e melhorar resistência, respiração, etc. Hoje consigo correr 10km, coisa que eu pensei que não conseguiria até tentar de verdade. Bjos futura madrinha hehe!
    Mário Márcio

    ResponderExcluir
  3. Ah, PARABÉNS RAQUEL! MTA SAÚDE ,PAZ, AMOR E SUCESSO SEMPRE! BJO

    ResponderExcluir