segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Ceias de final de ano

O final do ano sempre é uma época um tanto quanto complicada para seguir qualquer dieta! Muitas pessoas viajam ou visitam parentes, e as tentações gastronômicas são incontáveis e parecem estar por toda parte! É realmente muito difícil se manter na linha nessa situação, mas não é impossível!

É claro que você não precisa continuar comendo só frango grelhado e salada, enquanto todos ao seu redor se deliciam com os pratos da ceia! É só não querer comer tudo o que vê! Por exemplo: se alguém resolveu fazer como sobremesa para a ceia um gigantesco bolo de chocolate, tente comer uma fatia e só! Normalmente, nós perdemos o controle diante de comidas que adoramos e acabamos comendo um monte (e a consciência fica mais pesada do que nós mesmas, depois)!

Na ceia de ano novo, você pode tentar escolher alimentos menos calóricos (obs.: os valores abaixo foram calculados por 100g, e referem-se à carne sem os acompanhamentos):


Peru sem pele ......................... 96 cal
Tender .................................... 123 cal
Chester ................................... 166 cal
Leitão ...................................... 182 cal
Lombo de boi .......................... 193 cal


Caso seja responsável por sua própria ceia, você pode seguir alguma das receitas a seguir, para não entrar em 2011 com a consciência pesada! Nesse primeiro post, colocarei receitas de farofa e saladas! Nos próximos dias, postarei receitas de peru, pernil e tender!

Salada de bacalhau com lentilha

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 45 minutos + 48 horas para dessalgar o bacalhau
Grau de dificuldade: fácil
Calorias por porção: 151

Ingredientes:

5 col. (sopa) de azeite
500g de bacalhau dessalgado
1 1/2 xíc. (chá) de lentilha
1 kg de cebola cortada em rodelas
1 xíc. (chá) de salsinha e cebolinha picadas

Modo de preparo:

1. Em uma frigideira antiaderente, despeje 2 col. (sopa) do azeite e grelhe o bacalhau no fogo baixo, até dourar. Desfie o bacalhau em lascas e reserve.
2. Cozinhe a lentilha apenas com água, sem óleo ou sal, por aproximadamente 20 minutos ou até ficar macia, porém firme. Escorra e reserve.
3. Refogue a cebola em uma frigideira antiaderente com 2 col. (sopa) de azeite até ficar marrom, mexendo sem parar para não queimar, e reserve.
4. Misture delicadamente a lentilha, as lascas de bacalhau, a metade da salsinha e cebolinha. Verifique o sal e regue com o azeite restante. Distribua a cebola e salpique o restante da salsinha e cebolinha.

Informações adicionais:
Lentilha: É uma excelente fonte de ferro, fósforo, cobre e potássio. Em sua composição, há doses de proteínas e fibras, contrapondo com pouca gordura e carboidrato. Além disso, a lentilha tem baixo índice glicêmico e auxilia no processo de emagrecimento.

Bacalhau: Possui vitaminas B12 e B6, necessárias para manter baixos os níveis de homocisteína, uma molécula que provoca a formação de coágulos, o depósito de gordura e o entupimento das artérias. A gordura presente nesse peixe é insaturada e rica em ácidos graxos como o ômega 3, o que contribui para o bom funcionamento cardíaco.


Salada de rúcula, romã e queijo de cabra


Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: fácil
Calorias por porção: 71

Ingredientes:

1/4 de xíc. (chá) de vinagre de framboesa
1/2 col. (chá) de sal
1/2 col. (chá) de pimenta-do-reino (preferencialmente moída na hora)
1/2 xíc. (chá) de iogurte natural light
2 col. (sopa) de azeite
300 g de folhas de rúcula
3/4 de xíc. (chá) de sementes de romã
1 xíc. (chá) de cebola roxa picada grosseiramente
20 g de queijo de cabra esmigalhado

Modo de preparo:

1.Em um pote de vidro, despeje o vinagre, o sal, a pimenta-do-reino, o iogurte e o azeite. Tampe bem e sacuda vigorosamente até obter uma mistura homogênea.
2. Espalhe as folhas de rúcula lavadas em uma saladeira e distribua as sementes de romã, a cebola roxa e o queijo de cabra esmigalhado. Sirva com o molho à parte.

Informações adicionais:
Romã: A romã possui ácido elágico. Segundo estudo do American Journal of Clinic Nutrition, esse componente se liga ao DNA e protege as células de mutações carcinogênicas. Além disso, ela contém substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, que reduzem o colesterol ruim e previnem contra doenças cardiovasculares, e tem função diurética, baixando a pressão arterial.


Farofa com frutas secas


Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: fácil
Calorias por porção: 237

Ingredientes:

1 xíc. (chá) de margarina light
1/4 de xíc. (chá) de talo de salsão picado
1/4 de xíc. (chá) de alho-poró picado (só a parte branca)
1/4 de xíc. (chá) de cenoura ralada
1/2 col. (chá) de sal
4 xíc. (chá) de farinha de milho amarela
1/4 de xíc. (chá) de salsinha picada
1/4 de xíc. (chá) de ameixa-preta seca sem caroço picada
1/4 de xíc. (chá) de damasco seco picado

Modo de preparo:

Em uma frigideira, derreta a margarina e refogue o salsão por 2 minutos. Junte o alho-poró e a cenoura e refogue por mais 2 minutos. Tempere com o sal e retire do fogo. Acrescente o restante dos ingredientes e mexa delicadamente.

Fontes: Revista Dieta Já - Dezembro 2010
Revista Women's Health - Dezembro 2010
Imagens: Basilico - Salada de bacalhau com lentilha
Dedo de Moça - Salada de rúcula, romã e queijo de cabra
Taste - Farofa com frutas secas

Nenhum comentário:

Postar um comentário