terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Peru

Há algumas pessoas superticiosas (como eu, por exemplo! o/), que não gostam de comer nenhum tipo de ave na ceia de ano novo, porque esses bichinhos ciscam para trás! Há uma preferência, nesse caso, por peixes e porcos, que nadam e fuçam para frente! Mas, se você não liga pra essas coisas, o peru é uma excelente opção para a ceia da virada!

O peru é considerado uma carne magra, e conta com vitaminas do complexo B, importantes para manter a tonicidade muscular e a saúde dos nervos, pele, olhos e cabelos. É importante prestar atenção, porém, em qual parte do peru se vai escolher para comer, porque o teor de gordura varia: a quantidade de colesterol é maior nas coxas, por exemplo, do que no peito e nas asas.

Apesar de ser difícil resistir àquela pele brilhante e suculenta que cobre a ave, é melhor deixá-la de lado para diminuir a ingestão de gordura saturada e, conseqüentemente, tornar o prato mais saudável!

A seguir, uma receita de peru com molho de frutas vermelhas. É importante ressaltar que amora, cereja, framboesa e morango são fontes de antocianina e ácido elágico, colaborando para evitar o envelhecimento celular precoce e a formação de tumores, segundo pesquisa da UNB, publicada em 2008. Essas frutinhas têm flavonoides, com propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e anticancerígenas, além de conter baixo índice glicêmico, o que favorece um suave aumento nos níveis de açúcar do sangue e, com isso, reduz a chance de ganho de peso.

Peru com molho de frutas vermelhas


Rendimento: 15 porções
Tempo de preparo: 4 horas + 12 horas de marinada
Grau de dificuldade: difícil
Calorias por porção: 347

Ingredientes:

Para a marinada:
3 dentes de alho
2 cebolas médias cortadas em pedaços
2 xíc. (chá) de vinho branco seco
1 col. (sopa) de sal
1/2 col. (chá) de pimenta-do-reino

Para o peru:
1 peru médio (4kg)
1/2 xíc. (chá) de margarina light
1 col. (sopa) de sálvia picada

Para o molho de frutas vermelhas:
1/2 xíc. (chá) de framboesa fresca ou congelada
1/2 xíc. (chá) de amora fresca ou congelada
1/2 xíc. (chá) de geléia de morango light
1/2 xíc. (chá) de mel
1 col. (chá) de molho de pimenta
1 xíc. (chá) de caldo de galinha
1 xíc. (chá) de molho do peru assado
1 col. (sopa) de sálvia picada
Ramos de sálvia e uvas frescas para decorar

Modo de preparo:

Para a marinada:
Um dia antes de servir o peru, faça uma marinada: bata no liquidificador o alho, a cebola, o vilho branco, o sal e a pimenta.

Para o peru:
1. Coloque o peru numa assadeira grande, despeje a marinada, envolva a assadeira com um saco plástico grande e limpoe e dê um nó na ponta. Deixe na geladeira de um dia para o outro (no mínimo 12 horas).
2. Vire o peru a cada 6 horas.
3. No dia seguinte, misture a margarina com a sálvia e reserve.
4. Retire o peru da marinada e cuidadosamente levante a pele do peito (se precisar, faça um pequeno corte na pele para poder levantá-la). Espalhe a margarina sobre a carne, sem furar a pele. Reserve a marinada.
5. Ponha o peru de volta na assadeira com o peito para cima e despeje a marinada novamente sobre ele. Acrescente 1 xíc. (chá) de água e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno médio preaquecido (200ºC) por 2 horas. Durante esse tempo, regue com o molho que se formará na assadeira. Se necessário, acrescente água quente para o molho não secar.
6. Retire o papel-alumínio e asse por mais 1 hora, aproximadamente, sempre regando e cuidando para o molho não secar.

Para o molho de frutas:
Em uma panela, leve ao fogo baixo todos os ingredientes por cerca de 10 minutos. Adicione sal e pimenta-do-reino se necessário. Deixe esfriar.

Sirva o peru com o molho à parte e decore com folhas de sálvia e uvas.

Fonte: Revista Women's Health - Dezembro 2010
Imagem: Fotos e dicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário