quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Pernil e tender

Pernil de porco
O pernil possui vitaminas A, B1 (que participa do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas), B2, cálcio, ferro e fósforo, sendo um prato nutritivo (além de delicioso!). Mesmo sendo um pouco mais calórica do que a carne dos demais animais, as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas do pernil, em quantidades adequadas, são benéficas para o corpo, porque mantêm a saúde cardiovascular, diminuem os níveis de triglicérides e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K.

Em relação ao colesterol, enquanto a carne bovina possui 126 mg por porção de 100g, o pernil de porco tem 102 mg. Bons acompanhamentos para o pernil são carboidratos, como arroz com grãos, quinua ou lentilhas, além de um molho mais leve.

Pernil assado com ervas


Rendimento: 20 porções
Tempo de preparo: 5 horas + 12 horas de marinada
Grau de dificuldade: difícil
Calorias por porção: 423

Ingredientes:

Para o pernil:
5 dentes de alho picados
1 col. (sopa) de tomilho picado
1 col. (sopa) de alecrim picado
3 folhas de louro picadas
1 col. (chá) de pimenta-do-reino
1 pernil suíno de aproximadamente 4 kg
2 col. (chá) de sal
1 xíc. (chá) de vinho tinto

Para o molho:
3 cebolas médias cortadas em meia-lua
2 col. (sopa) de azeite
1 col. (sopa) de farinha de trigo
1 xíc. (chá) de caldo de legumes
1 col. (sopa) de salsinha
Ramos de alecrim, folhas de louro e pimenta vermelha para decorar

Modo de preparo:
1. Faça uma vinha-d'alhos misturando o alho, o tomilho, o alecrim, o louro e a pimenta.
2. Lavve o pernil em água corrente e, numa assadeira grande, tempere-o com a vinha d'alhos sem durar a carne, polvilhe o sal e regue com o vinho. Envolva a assadeira com um saco plástico grande e limpo e dê um nó na ponta. Deixe na geladeira até o dia seguinte (mínimo de 12 horas).
3. Tire da geladeira, junte 2 litros de água quente e asse o pernil coberto com papel-alumínio por aproximadamente 5 horas no forno médio preaquecido (cerca de 200ºC). Durante esse tempo, regue o pernil com o molho que se forma na assadeira. Se necessário, acrescente mais água quente.
4. Tire a carne do forno e coe o molho do fundo da assadeira. Retire o excesso de gordura do molho com uma colher, descarte-a e reserve o restante.
5. À parte, misture a farinha ao vinho e junte ao molho coado na assadeira, ao caldo de legumes e reserve.
6. Numa panela média, aqueça o azeite e refogue a cebola até murchar. Despeje o molho e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos, sem parar de mexer. Polvilhe a salsinha e sirva com o pernil fatiado e decorado com pimentas vermelhas, ramos de alecrim e folhas de louro inteiras.

Tender

O tender é fonte de proteínas de alto valor biológico e possui baixa concentração de gordura em comparação às demais carnes natalinas, como o chester e o peru. Enquanto os 20g de proteínas por porção de 85g saciam o apetite e evitam que você precise de mais um pedaço para matar a fome, o índice de apenas 1,04g de gordura saturada faz do tender uma carne saudável.

Além disso, o tender contém alta quantidade de potássio e de ferro de fácil absorção. Todavia, os hipertensos devem consumi-lo com moderação, pela sua grande quantidade de sódio (1059mg por porção de 85g).

Tender com molho de laranja


Rendimento: 15 porções
Tempo de preparo: 1 hora e 15 minutos
Grau de dificuldade: médio
Calorias por porção: 301

Ingredientes:
500 g de laranjinha kinkan
1 litro de água
1 tender médio (4 kg)
1 col. (sopa) de cravo-da-índia
3/4 de xíc. (chá) de margarina light
1 col. (chá) de açúcar light
1/2 xíc. (chá) de mostarda
1/4 de col. (chá) de pimenta-do-reino
1 col. (chá) de folhas de tomilho
3 xíc. (chá) de suco de laranja
Ramos de tomilho para decorar

Modo de preparo:
1. Em uma panela, leve ao fogo médio as laranjinhas e a água. Deixe cozinhar por 5 minutos ou até as frutas ficarem al dente. Escorra e reserve.
2. Com uma faca afiada, faça cortes superficiais no tender, formand oum quadriculado. Espete os cravos no encontro dos cortes e reserve em uma assadeira. 3. Em uma tigela, misture a margarina, o açúcar, a mostarda, a pimenta-do-reino, o tomilho e o suco de laranja. Despeje e esfregue esse molho por toda a superfície do tender.
4. Leve o tender ao forno moderado preaquecido (180ºC), coberto com papel-alumínio e asse por 30 minutos, regando com o molho da assadeira na metade do tempo.
5. Retire o papel-alumínio e junte as laranjinhas. Asse por aproximadamente 20 minutos ou até aquecer bem o tender (verifique espetando uma faca de ponta na carne e depois encostando-a levemente na mão).
6. Sirva o tender regado com o molho que sobrou na assadeira e decorado com os ramos de tomilho e as laranjinhas.

Fonte: Revista Women's Health - Dezembro 2010
Imagens: Receitas nacionais - Pernil assado com ervas
Clique à gosto - Tender com molho de laranja

2 comentários:

  1. olha, meu sogro faz O pernil!
    coitada de mim =/
    mas vou tentar comer menos para compensar!
    =*** Quel

    ResponderExcluir
  2. gostei, vou mostrar pra minha mãe. rs

    ResponderExcluir